segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PURA EMOÇÃO...

“E o que é mesmo saudade? Um sentimento que deve existir no coração de toda criatura humana, seja ela de qualquer raça, de qualquer parte do mundo, seja pobre, seja rica. A saudade não escolhe, não discrimina, não se faz de rogada para existir. Ela vem de mansinho ou vem fortemente, chegando quando menos se espera. A saudade é amiga da solidão, companheira inseparável do amor, visita invisível da amizade, às vezes pedaço de paixão, em muitos casos suave perfume de momentos de carinho e ternura.” (Internet)

Pesquisando na Internet alguns significados da palavra SAUDADE, encontre essa pérola, e parte que me chamou atenção foi “visita invisível da amizade, visita invisível da amizade, às vezes pedaço de paixão, em muitos casos suave perfume de momentos de carinho e ternura.”, pois é isto que melhor define o nosso encontro do dia 22/01 na Casa do Marinheiro em São Gonçalo. Momento impar em minha vida, pois nunca acreditei que um dia eu teria a oportunidade de rever, depois de 39 anos, amigos que jamais pensei em reencontrar.

Como a vida é cheia de surpresas! Como nossa mente tem suas façanhas para driblar nossas emoções! Como uma espécie de proteção, ele nos faz esquecer fatos que nos deixariam tristes e infelizes para sempre se continuássemos e conviver com a lembrança diária de momentos que marcaram nossas vidas para sempre.   

No primeiro momento do encontro, o clima era de timidez e  curiosidade, uma espécie de, quem você ? Depois este clima evoluiu para a realidade de momento, como “meninos” que éramos quando nos conhecemos, a coisa evolui para a “molecagem”,  começamos a nos tratar pelos apelidos, começaram as piadinhas, as lembras de fatos hilários, chegando ao ápice quando surgiram personagens, que fizeram parte do cotidiano daqueles “moleques”, foi quando alguém, não lembro exatamente que, mas acho que partiu do grupo em que estava um dos colegas mais “marcante e engraçado da turma” o Walchoua,   relembrou a hilariante presença do “Cherri” jogando maços de cigarros para os AM que se preparavam para o Cerimonial a Bandeira...ai a gargalhada foi geral e começou “GUERRA”.

Num místico de saudade e prazer, tivemos uma tarde feliz, conversas, histórias e fizemos um upgrde de nossas vidas.  Falamos um pouco de como cada um viveu nos últimos 39 anos e pude ver que, “naquele momento”, todos tiveram uma vida dentro da média possível e conseguiram chegar até aqui sem maiores problemas, enfim, vivemos.

Talvez o fato que mais me deixou feliz, foi observar como todos ali presente eram centrados. Uma ótima apresentação visual, apesar da idade, todos saudáveis e elegantes e muitos com estória de sucesso em suas novas vidas profissionais.

            A minha avaliação deste encontro é a mais positiva, pois em resumo posso dizer que foi um dos dias mais importantes da minha vida e um momento de grande prazer em compartilhar deste encontro feliz.

            Gostaria de encerrar este texto agradecendo a todos que tiveram a feliz idéia de reunir a Turma Kilo-73, em especial aos precursores desta idéia maravilhosa. Reservo-me a não citar nomes, pois acredito que tudo isto só esta acontecendo pelo fato de todos estarem colaborando da maneira mais viável para cada um.

             Abraços Kilianos a todos que contribuíram para este momento de grande emoção.

 Seu Colega, Ednardo Bezerra, Am 105


7 comentários:

  1. EMOÇÃO x DECEPÇÃO!
    A foto trouxe-me emoção ao ver alguns colegas e decepção por não ter reconhecido vários!
    Quero vê-los e muito mais em 24/MAR/2012, na comemoração dos 39 anos da nossa Turma. Solcito que eles sejam identificados como nas psotaagens anateriores.
    Francisco Gouveia

    ResponderExcluir
  2. Caro Ednardo,
    Você, além muitos outros que adornam a varanda da Turma KILO, tem sido de suma importância para que, nós que ficamos a expectativa do blog e dos email, tenhamos posições dos fatos ocorridos.
    PARABÉNS! Não vou mencionar mais ninguém, pois, sei que ao lado do nosso J.Alves existem alguns colegas que colaboram com a nossa felicidade.
    Um abraço.
    AM-010-ALBUQUERQUE.

    ResponderExcluir
  3. Durante essa reunião fotografamos todos, individualmente, gravando a própria voz se identificando com o número de AM, Nome de guerra da época e o Grupo que pertencia. As fotos se encontram com o Ednardo para postar futuramente.
    Derrepente, um dia teremos um álbum com foto e identificação de cada um, como AM. Pois infelizmente a Planilha ainda não possui esses dados. E, pelos que compareceram a reunião, dá pra sentir que alguns não sabe mais o número e a que grupo pertencia.

    ResponderExcluir
  4. Prezados colegas,

    Chegamos ao local do evento e já fomos recebidos pelos colegas Calixta e o Aldery. Cada colega que se aproximava nos causava uma alegria imensa, era como se fizessemos um resumo da vida e da história daquele personagem, alguns, um tanto diferentes, mas guardando todos os traços físicos e emocionais que os personificara durnante cerca de 15 meses de nossa convivência.

    Somente agora, diante das palavras do Ednardo pude entender pq estava sentado, quieto, viajando no tempo e na imaginação.Creio que assim como eu, matando saudade contida no peito, guardada durante 38 anos.
    Sou grato ao nosso Deus por nos permitir este reencontro.

    Até 24 de março!

    ResponderExcluir
  5. Dia 24 de março tem mais, e mais colegas também...vamos continuar a montar nosso mural com as fotos individuais, assim vai ficar mais fácil indentificarmso com ficaram aqueles "meninos veio".
    Abraços, Ednardo

    ResponderExcluir
  6. Severo Vieira, o Piauí.12 de março de 2012 às 22:44

    Que a indumentária para o dia seja calça jeans e camisa pólo, preto, tendo estampada no bolso uma foto dos jardima da EAMCE, destacando-se o replica de navio com o prefixo da alheta de bombordo coberto por um baner com a estampa da Heráldica da Escola, sobre a inscrição TURMA KILO/73, DE PESO E MEDIDA; FIRME E FORTE, AGORA E SEMPRE.
    E com a mesma estampa nas costas da camisa.
    Tive a oportunidade de conhecer parcialmente as EAMs. de PE E ES, e vi fotos da de SC. Mas de cenário mais belo que a nossa, o CIAW chega perto.

    ResponderExcluir
  7. E apenas uma humilde sugestão.
    Aproveito o ensejo para confirmar a minha presença e a do Barbosa, no evento de Niteroi, no dia 24.

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se que, este é um espaço público, assim veja bem o que você pode tornar público.