ICB - Inst. Cisne Branco

PROJETO INSTITUTO CISNE BRANCO
1 – OBJETIVO
Instituir uma Organização sem fins lucrativos, tipo Associação, com a denominação de "Instituto Cisne Branco", destinado a congregar os Membros da Turma Kilo de 1973, da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), com a finalidade de promover a realização de eventos comemorativos dos aniversários da Turma, bem promover outros eventos de interesse dos Associados.

2 – JUSTIFICATIVA
A criação desse Instituto se justifica primeiramente em função das comemorações do aniversário dos 40 (quarenta) anos da Turma Kilo, a realizar-se no mês de março de 2013, haja vista que haverá arrecadação de recursos financeiros para fazer frente às despesas com as festividades que se pretende realizar e, para tanto, faz-se necessária a institucionalização de uma Pessoa Jurídica para operacionalizar a gestão financeira de tais recursos.
A criação do Instituto se justifica também pela necessidade da Turma Kilo dispor de uma Organização destinada a congregar os Membros da Turma e promover outros eventos além do aniversário dos 40 anos, tais como:
  •  Promover a realização de comemorações de outros aniversários da     Turma;
  • Promover a realização de comemorações de outras datas de interesse dos     Membros da Turma;
  •  Promover encontros nacionais e regionais dos Membros da Turma; e
  • Manter a unicidade e o "espírito de corpo" da Turma.
 O nome escolhido, Cisne Branco, tem relação direta com a Marinha, em virtude de ter sido protagonizado na canção do mesmo nome, que enaltece a "vida marinheira".

3 – ESTRUTURA ORGÂNICA

O Instituto Cisne Branco (ICB) terá uma Estrutura leve, flexível e adaptável à realidade a que se destina. Será composto por três Órgãos: Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.
A Diretoria Executiva, Órgão responsável pela gestão operacional do Instituto, terá sua sede em Fortaleza – CE e será composta por uma Presidência, quatro Diretorias
e sete (ou mais) Seções Estaduais, conforme a Estrutura Orgânica apresentada a seguir:
As Seções Estaduais serão criadas inicialmente nas localidades acima indicadas em virtude de existir uma concentração de Membros da Turma residindo nas mesmas.
Caso seja verificada a existência de concentrações de Membros da Turma em outras Unidades da Federação, poderão ser criadas novas Seções.

5 – ESTATUTO SOCIAL
O Estatuto Social do Instituto Cisne Branco, o qual deverá ser registrado em Cartório e no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para que surta os efeitos legais, está sendo ultimado pelo nosso Colega Rebouças, tendo recebido colaborações de vários Membros da Turma.
O registro do Estatuto em Cartório e no CNPJ é condição sine qua non para a abertura de conta em banco destinada a receber os depósitos dos recursos financeiros a serem arrecadados para a operacionalização dos fins do Instituto.

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Instituto Cisne Branco será composto por três tipos básicos de Associados:
  • Fundadores 
  • Efetivos
  • Honorários
 Os Associados Fundadores serão os 26 (vinte e seis) Membros da Turma Kilo que participaram da reunião realizada no dia 12/11/2011, em Fortaleza – CE, na qual foi definida a realização das comemorações dos 40 anos da Turma.
Os Associados Efetivos são os Membros da Turma Kilo que assinem a Ficha de Filiação ao Instituto, conforme modelo em anexo.
Os Associados Honorários são todos os Membros da Turma Kilo que não pertençam a uma das duas categorias anteriores (Fundadores e Efetivos).
Poderá ainda ser instituída uma quarta categoria de Associados, os Colaboradores, destinados a agraciar Entidades, públicas, particulares ou militares que venham a apoiar os eventos promovidos pelo Instituto.
Ressalta-se, em última análise, que se espera que o Instituto Cisne Branco venha a se tornar um veículo aglutinador dos diversos Membros da Turma Kilo, a Turma a que temos orgulho de pertencer e que adotou como lema a seguinte locução: "Nos olhos, lágrimas; no coração, o orgulho de ser Marinheiro".
Brasília, 20 de dezembro de 2011.

Aldery Silveira Júnior



AM-064

7 comentários:

  1. Muito bom, parabéns o ICB se torna cada vez consolidado.

    ResponderExcluir
  2. Francisco de Castro Gonçalves26 de dezembro de 2011 às 23:26

    AM 012 Gonçalves.
    Parabenizo pela iniciativa, já achava-me esquecido da minha querida turma KILO, vamos em frente e que nos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. EU AM156 JOSE MERIA NUNES DE MORAES GOSTEI MUITOO DO QUE FOI FEITO PARA QUE NOSSA NUNCA VENHA A SER ESQUECIDA POR NEM UM DE NOS PARABENS PELA CRIAÇAO DESSA GRANDE IDEIA DE FAZER ESSE SITE PARA NOS AJUDAR PARABENS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. EU AM.243.RAIMUNDO AAAAUUUUGUSTO FERREIRA DA SILVA .GOSTEI MUITO DESTA INICIATIVA DE CRIAÇÃO DESTE INSTITUTO .AOS AMIGOS KILIANOS .;JOSE MARIA NUNES DE MORAIS(RAPADURA).......ALDO FIRMINO RIBEIRO;RAIMUNDO RODRIGUES DE ARAUJO..UM ABRAÇO DO AMIGO AAAAUUUUGUSTO.SERVIMOS JUNTOS NO CT.ALAGOAS.É MUITO BACANA SABER QUE ISTO É UM PEDAÇO DE NÓS QUE AINDA VIVE ...."SALVE A TURMA KILO 73!!!!!.MEU EMAIL É gutofersil@yahoo.co.br.MANDEM MENSAGENS...

    ResponderExcluir
  5. EI AM.JOSÉ MARIA NUNES DE MORAES ,SOU O AUGUSTO DO CT ALAGOAS AM.243...VOCE O ALDO FIRMINO ,O RAIMUNDO RODRIGUES DE ARAUJO...MANDE O EMAIL PARA MIM O MEU É gutofersil@yahoo.com.br .....TÔ ESPERANDO A RESPOSTA UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  6. Eu, Carlos Antonio de Araújo (Vestibulando), quero deixar aqui registrado o nascimento do meu filho, ocorrido nesta data de 21-11-2013 quinta feira, às 15:30 na cidade de Morros-MA. Assim, quero participar aos amigos Kilianos da chegada de mais um mascotinho.

    ResponderExcluir
  7. Eu, Carlos Araujo,(Vestibulando),
    Ao ver em andamento, outro grande evento que se aproxima, fico na expectativa de que, nesses quarenta e cinco anos de formação da nossa querida Turma Kilo73, de volta às origens de nossa formação acadêmico-militar, já sinto a cada dia o coração bater mais forte, movido pela emoção alegre de poder mais uma vez, rever meus queridos kilirmãos,que desta vez acredito ser em maior número, para a satisfação e alegria de todos!
    Acredito eu, que estando mais uma vez sob o comando de uma equipe altamente competente e atuante, este será mais um evento imperdível, de grande emoção, como tem acontecido em todos os demais anteriores!
    Para mim particularmente, é grande a expectativa é o desejo de estar presente neste grandioso evento.
    Um grande abraço a todos os companheiros.
    Vestibulando.

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se que, este é um espaço público, assim veja bem o que você pode tornar público.